"Os Irmãos Karamázov" por Flávio Ricardo Vassoler (VÍDEO).


Flávio Ricardo Vassoler e escritor e professor, doutor e mestre em teoria literária e literatura comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com estágio doutoral junto à Northwestern University, nos Estados Unidos. É autor de Tiro de Misericórdia e O Evangelho segundo Talião, e organizador do livro de ensaios Fiódor Dostoiévski e Ingmar Bergman: O niilismo da modernidade. No vídeo baixo, Vassoler conseguiu apresentar de forma clara e generosa Os Irmãos Karamázov, do escritor russo Fiódor Dostoiévski, como poucos poderiam.

Sobre a obra...

Os Irmãos Karamázov foi escrito em 1879 e publicado no ano seguinte. Trata-se de uma narração muito pormenorizada de fatos aludidos em uma cidade afastada russa. O narrador pede constantes desculpas ao leitor por não saber alguns destes fatos, por considerar a própria narrativa longa - o livro passa de 700 páginas! - e por considerar seu herói alguém pouco conhecido ou, até mesmo, insignificante. A narrativa não só conversa com o leitor, mas é omnipresente e também indica ou infere os pensamentos dos incontáveis personagens. Provavelmente o nome Karamázov foi forjado a partir de "kara", que significa castigo ou punição, e do verbo "mázat", que significa sujar, pintar, não acertar.

Super recomendo! Dou nota mil, haha!


Comentários

  1. Nunca tive a curiosidade de ler esse autor, e 700 páginas me assusta um pouco. Mas gostei de saber um pouco mais sobre ele, achei bem interessante. Gostei muito de sua opinião sobre a obra, Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de ler esse livro
    gosto dessa narrativa que parece conversar com os leitores.
    xoxox

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus o cara não deve ter vida de tanto que estuda kkk Em relação ao livro nunca tinha ouvido falar porém pelo que eu vi no vídeo parece ser maravilhoso ele realmente tem razão como pode existir uma humanidade uma sociedade sem a vida eterna sem Deus, seriamos apenas umas bestas feras fazendo nada no mundo kkkk muito legal! Adorei a sua matéria.

    -Beijoss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro leitor(a), seu comentário é importante por aqui. Diga-me suas opiniões ou impressões sobre a postagem que acabou de ler que as lerei com carinho.

Obrigado desde já!
Volte sempre!